Como Você Delega?
Sua equipe existe por um bom motivo: fazer o trabalho que, por ser grande ou complexo, você não conseguiria fazer sozinho! Num restaurante, por melhor e premiado que seja o chef, sem equipe, ninguém vai conseguir jantar lá.
Então, por que tantos gestores acham tão difícil delegar?
Muitas vezes, é porque eles acham que é mais rápido e seguro fazer o trabalho eles mesmos. Mas essa abordagem pode causar estresse, gerar sobrecarga e desmotivar os membros da equipe.
Evite o microgerenciamento e ajude seu pessoal a crescer.
Saber delegar com eficiência é uma das competências mais poderosas para um gestor, então por que lutamos tanto com isso?
Sabemos que a delegação nos dá mais tempo para nos concentrarmos em outras tarefas, talvez mais importantes. Sabemos que isso ajuda os outros a desenvolver novas habilidades e a ter mais responsabilidade, e sabemos que isso gera confiança e demonstra nossa confiança nas pessoas ao nosso redor.
Como você delega diz muito sobre você.
Mas somente saber disso tudo não muda seu comportamento. Há pensamentos que atrapalham:
"E se eles se atrapalharem e eu levar a culpa?"
"Eles farão o trabalho tão bem quanto eu?"
"Espere, e se eles fizerem um trabalho melhor do que eu?"
Conclusão: "É mais rápido e mais fácil fazer isso sozinho." Ou, mesmo quando delegamos uma tarefa ou projeto, tendemos a microgerenciar a equipe por temer a perda de controle.
Então, como podemos resolver o dilema?
Pratique os elementos para uma boa delegação a seguir:
Tenha clareza de por que você está delegando. Suas razões podem incluir ajudar a outra pessoa a crescer.
Defina exatamente quais são suas expectativas e quais os resultados esperados.
Combine a regularidade, o como e o quando você acompanhará o progresso das tarefas.
Ao fazer a checagem do desempenho, verifique o desempenho deles em relação às expectativas pré-definidas. Elogie pontos específicos que eles fizeram bem para que possam repeti-los. Diga como você poderia ajudá-los nos pontos a melhorar.
Mais importante ainda, descubra como eles se sentem sobre a maneira como as coisas aconteceram. O aprendizado aqui é sobre seu jeito de delegar e também sobre o que funcionou e como fazer da próxima vez, melhor ainda.